terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma formiga só, não constrói um formigueiro.


Eu era o responsável pelo jardim do seminário propedêutico Dom José Cornélis, em Alagoinhas – BA, era minha casinha de sapê dentro da casa de formação, meu refugio nas decepções, saudades e aflições.
Numa certa manhã, minha mãe me ligou e de forma bem direta, do jeito que prefiro e gosto, falou que minha avó Mininha, sua mãe, estava nas ultimas, um “baque enorme para mim”, fui a capela fiz uma oração por ela e por minha família e depois  como de costume, fui ao jardim distrair um pouco, e foi quando encontrei um “trilho de formigas” e achei interessante como elas poderiam e conseguiam andar uma atrás da outra sem separar-se e sem se perder.
Quanta perfeição, não é?
Fui então tentar descobrir o porquê.
Pesquisei muito e cheguei a uma conclusão, no caminho das formigas, existe uma substancia chamada feromônio, que as mantinham unidas uma atrás da outra, o cheiro que uma exala é sentido pelas outras, e assim todas continuavam caminhando e transmitindo o seu bom odor, levando-as para o caminho certo do formigueiro.
Agora fico imaginando se esse feromônio fosse substituído pelo amor, e essas formigas por nós pessoas, logo, seriamos uma só família social, que trabalha por único propósito e sem discriminação, da qual o amor seria o sinal a ser seguido, um sinal que nos levaria ao grande formigueiro, melhor dizendo, a salvação.
É interessante como um simples ato de amar pode arrastar centenas e até milhares de pessoas, já dizia Santo Antonio: "palavras comovem e gestos arrastam”. Uma andorinha só não faz verão, e uma formiga só, não constrói um formigueiro.
O amor mais uma vez nos surpreendendo com a sua capacidade de nos levar a seguir um único caminho, o da salvação.
Pois bem, transmitamos esse feromônio em nossa vida, não esperemos senti-lo primeiro para poder seguir, sigamos e arrastemos com nossas ações.

Um comentário:

  1. Ai ai esse feromômio viu Helder,já ouvi varias vezes você falar dele :)
    Seria bom mesmo que ele fosse substituido pelo amor....entre as pessoas!
    Amei o texto!!!

    ResponderExcluir