sábado, 12 de março de 2011

Jesus é amigo dos pecadores


Através do seu evangelho, Jesus vem nos ensinar o seu papel como redentor do mundo. Vem nos mostrar que Ele não veio pra jugar ou condenar o mundo, mais sim para perdoar e transformar toda a face da terra.
Ao sentar com os cobradores de impostos Jesus vem nos mostrar o valor da humildade, humildade que é precisa na conversão. Podemos observar que apesar de Levi ser um cobrador de impostos, ou melhor, um opressor do povo ele deixa seus afazeres para seguir a Jesus. Outro enorme passo para conversão é se entregar à obediência nos pedidos do Senhor, como Maria se entregou a Deus, nós precisamos nos entregar e dizer o nosso sim a Ele: “Faça-se em mim segundo a vossa palavra”(Lucas: 1,38.). Observemos que foi através da desobediência que o homem foi expulso do paraíso, por isso a obediência é um fator crucial na conversão.
Depois que passarmos por esses passos, um outro passo muito importante é fazer como aquela mulher que vendo Jesus comendo com um fariseu veio até ele e de coração arrependido pedir perdão, banhando seus pés com suas lagrimas e os enxugando com seus cabelos (Lucas: 7,38). Este gesto de humilhação prova a Jesus que a fé daquela pecadora era grande, por isso Ele a perdoou. Através da fé daquela mulher podemos observar aonde Jesus queria chegar, quando dizia a todos que curava, tua fé te salvou ou tua fé te curou. Jesus queria mostrar que era através da fé que se pode alcançar a salvação. Só que para ter fé é preciso outra coisa muito importante, é preciso confiar em Deus e não na riqueza.
Jesus nos ensina que é preciso perseverança na oração que é preciso fazer calos nos joelhos para nossos pedidos serem atendidos, que é preciso ter coragem, pois nós fomos enviados em meio a lobos e nós como cordeiros, temos que nos entregar ao martírio da vida cotidiana, pregando e praticando as bem-aventuranças.
Pois na pregação que Jesus fez no monte em Cafarnaum nos mostrar um programa de vida espiritual que nos leva ao encontro do seu amor:
1.ª) Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
2.ª) Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
3.ª) Bem-aventurados aqueles que são mansos, porque herdarão a Terra.
4.ª) bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
5.ª) Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
6.ª) Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, porque verão a Deus.
7.ª) bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles.
8.ª) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mateus: 5,1-12).

Um comentário:

  1. Gostei muito desse.. Algumas pessoas, principalmente jovens, por serem mal instruidos ou por não buscar o conhecimento da palavra ainda veem jesus como aquele que julga, que reprime as falhas.. e deixam de conhecer a mensagem central de Cristo que é o amor, que acolhe, aconselha, ilumina e jamais julga...

    ResponderExcluir